• Análise Ergonômica do Trabalho – AET/Laudo Ergonômico nos setores indicadores pela empresa como prioridade para início;

• Reunião devolutiva sobre achados da AET;

• Montagem de cronograma de ações ergonômicas junto aos setores responsáveis;

• Capacitação do Comitê de Ergonomia – grupo de pessoas  de vários setores (produção, projeto, RH, saúde, segurança, por exemplo), indicados pela empresa para serem capacitados com a visão da ergonomia, aprender ferramentas ergonômicas básicas para utilização no cotidiano  de trabalho e para acompanhamento das ações de implementação das ações ergonômicas recomendadas no relatório/laudo ergonômico;

• Acompanhamento das implementações ergonômicas corretivas ou proativas;

• Palestra para toda a força de trabalho da empresa para a visão da ergonomia no trabalho e fora dele, inserindo a cultura ergonômica no processo de melhoria contínua da empresa (duração de acordo com disponibilidade das equipes);

• Continuidade das AET nos demais setores da empresa;

• Atualização do relatório/laudo ergonômico, de acordo com as implementações realizadas;

• Integração das ações ergonômicas com indicadores de absenteísmo e demandas ambulatórias (RH e saúde);

• Criação de indicadores de desempenho do gerenciamento ergonômico, com devolutivas / fallow up trimestral comparativo.